Notícias
recentes
Cirurgias Veterinárias podem ser suspensas para reduzir uso de insumos
Tendo em vista a pandemia de COVID-19 e as altas taxas de ocupação de UTIs em todo o Brasil, as unidades de atendimento veterinário podem suspender as cirurgias eletivas a fim de reduzir o uso de insumos, como medicamentos e oxigênio.
Laboratórios veterinários poderão produzir vacinas contra coronavírus
Caso a proposta seja aprovada, seria possível realizar um acréscimo aos estoques de vacinas já em posse do Ministério da Saúde em 90 dias, dada a escala de produção em que essas indústrias estão habituadas a produzir.
Uso de luvas não é obrigatório para profissional que aplica vacina contra a Covid-19.
Segundo o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), somente em situações específicas é necessária a utilização de lugar cirúrgicas na aplicação da vacina contra a COVID-19. A higienização com álcool com álcool gel 70% e lavagem com água e sabão a intervalos regulares garantem segurança ao procedimento.
CRMV-SP afirma que estabelecimentos que processam alimentos de origem animal devem possuir RT veterinário.
O Conselho Regional de Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte (CREA-RN) publicou resolução afirmando que a responsabilidade técnica de queijarias e de estabelecimentos que processam alimentos de origem animal como carne, ovos, leite e mel seria uma atribuição de engenheiros agrônomos.
Medicina: No Amapá, Justiça não permite registros provisórios de portadores de diplomas sem Revalida.
A decisão informa que os pretendentes ao exercício da medicina no país devem cumprir as exigências estabelecidas pelo órgão incumbido da competência fiscalizadora do exercício da profissão.
TRF4 decide que Indústria de Embutidos não é obrigada a contratar veterinários.
No dia 18 de fevereiro de 2021, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) publicou sentença que informa que a indústria de carnes ( Indústria de Embutidos Rabaioli Ltda.) não é obrigada a registrar-se no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e/ou contratar médico veterinário como responsável técnico (RT) do estabelecimento.
Covid-19: Governadores do NE pedem ao governo federal para validar diploma de médicos formados no exterior
Estimativa é de que Brasil tenha 15 mil médicos formados no exterior. Medida é uma forma de aumentar quantidade de profissionais em exercício no país e, assim, reduzir déficit.
COVID-19: CFM pede que poder público estabeleça regras de remuneração a médicos infectados no trabalho
A possibilidade de edição de normativo que estabeleça garantia monetária aos médicos que forem infectados pelo novo coronavírus durante o exercício da profissão foi o tema de pedido encaminhado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ao Ministério da Saúde. Em ofício endereçado ao ministro Nelson Teich, a autarquia pede urgência na definição de regras nesse sentido e sugere que a remuneração seja concedida durante o período em que o profissional estiver afastado de suas atividades. (…)
CRM-SC orienta quanto ao retorno das atividades eletivas
O CRM-SC posiciona-se favoravelmente à portaria SES 223 de 05 de abril de 2020, considerando viável o retorno gradual dos atendimentos de consultas eletivas em consultórios e clínicas médicas, respeitadas todas as medidas de prevenção estabelecidas. (…)
CFO conquista linha de crédito para profissionais da Odontologia
Em resposta à solicitação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), as Superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (SUDAM) e do Centro-Oeste (SUDECO) concederam nesta segunda-feira, dia 06 de abril, em Brasília/DF, linha de crédito favorável ao setor de serviços, que abrange a Odontologia nas respectivas macrorregiões. A autorização do crédito partiu do Conselho Monetário Nacional (CMN). O CFO trabalha para que a mesma resposta seja concedida para os demais estados.
COVID-19: Médico pode informar falta de EPIs e falhas na infraestrutura de atendimento
Médicos que atuam em unidades de saúde (postos, UPAs, prontos-socorros e hospitais, entre outros) que oferecem assistência a casos confirmados e suspeitos de COVID-19 poderão informar falhas na infraestrutura de trabalho oferecida por gestores (públicos e privados) aos Conselhos de Medicina de todo o País. Nesta segunda-feira (30), entra em operação uma plataforma online na qual o profissional poderá comunicar a situação que encontrou em seu local de trabalho.
Suprema corte da Alemanha permite suicídio assistido
Tribunal Constitucional Federal declara inconstitucional lei que penalizava assistência ao suicídio ’em caráter comercial’. Médicos e pacientes terminais saúdam decisão. Igrejas criticam.
Entre em
contato conosco
contato@dantasemartins.com.br
(11) 3831-3020
(11) 97534-5688
__
Vista Verde Offices - Av. Queiroz Filho, n. 1560, sala 11, torre Beija-flor
Vila Leopoldina, São Paulo/SP
CEP: 05319-000